Evidências
Evidências
Onde estão as evidências
Um princípio econômico fundamental preconiza que diante das demandas infinitas e dispondo de recursos limitados, decisões difíceis serão necessárias. Este é o caso da saúde e do direito à saúde. Diante da profusão de novos medicamentos, exames e procedimentos como tomar uma decisão correta em benefício da sociedade como um todo ou de um paciente em particular? Que recursos devem ser excluídos? Dispondo de financiamento limitado, que recursos devem ser selecionados em detrimento dos demais? Estou selecionando com os critérios cientificamente corretos? Em 2016, o produto interno bruto do Brasil atingiu 5,9 trilhões de reais. Os gastos com saúde representam 450,5 bilhões de reais, dos quais 115,5 bilhões são do setor público. No mesmo ano, estima-se que os recursos judiciais mobilizaram cerca de 1 bilhão de reais. Os resultados objetivos do emprego de 7-8% do nosso produto interno bruto foi adequado? Ele está melhorando? Se mudássemos os recursos selecionados os resultados seriam melhores? A destinação incondicional de 1 bilhão de reais promovida por ações judiciais foi racional? Elas direcionaram o financiamento para recursos válidos e eficientes? Mesmo num contexto individual as decisões são muito difíceis. Devo tomar algum remédio para reduzir o colesterol? Este teste de gravidez é confiável? Preciso retirar a vesícula só porque encontraram algumas pedras? Pago um plano de saúde ou vou poupando o valor correspondente? Chegou a hora de parar com este tipo de tratamento? Todas estas questões são objeto de reflexão há muito tempo. Os conceitos econômicos, metodológicos e éticos foram sendo apurados ao longo de anos e hoje podem ser empregados de forma sistematizada, de modo a permitir conclusões objetivas e decisões racionais. Bons estudos devem ter um desenho metodológico consistente e analisados corretamente podem avaliar testes diagnósticos, indicar a eficiência novos tratamentos, estabelecer o valor prognóstico de um exame ou definir quanto de financiamento deve ser destinado a um tipo de cirurgia. Saber analisar a qualidade de estudos publicados e sumarizar o conhecimento deles derivados é um dos pilares da Saúde Baseada em Evidências. Aplicar este conhecimento científico nas decisões econômicas, clínicas e judiciais é fundamental para garantir o princípio ético da equidade. Desenhar novos estudos, de modo que acrescentem de forma convincente novos conhecimentos é uma competência essencial aos novos pesquisadores da saúde e do direito.
PROF. DR. ÁLVARO NAGIB ATALLAH
Médico – Nefrologista – Livre Docente
Professor Titular e Chefe da Disciplina de Medicina de Urgência e
Medicina Baseada em Evidências da UNIFESP
Diretor do Centro Cochrane do Brasil
Presidente do Centro Brasileiro de Saúde Baseada em Evidências
Currículo Lattes:
http://lattes.cnpq.br/8461078281290598
Evidências: uma trajetória pessoal
Na década de 70/80, havia o Prêmio Lafi de Medicina atribuído por uma centena de cientistas nas áreas de Pesquisas Clínicas e Pesquisas básicas. Em 1979 ganhei o Prêmio Lafi de Medicina com uma pesquisa de doutorado sobre função renal em grávidas hipertensas, na qual fui orientado pelos Professores Osvaldo Luiz Ramos, Domingos Delascio e Jorge Almeida Guimarães. O Prêmio me apavorou, pois me sentia na época um completo analfabeto em pesquisas clínicas. Por isso quando o Prof. Oswaldo Luis Ramos me convidou para bolsista da Fundação Rockefeller na Universidade Pensylvania, em Epidemiologia Clínica, aceitei, não de pronto por causa do meu medo de avião, mas o medo da incompetência foi maior e decidi ir. O medo é um cartaz de aviso para não se machucar. Venci os dois. Em seguida comecei a trabalhar com o Prof. Richard Peto em Oxford, participei como membro diretor do Eclampsia Trial que foi considerado um modelo de estudo clínico, ou o melhor da história da obstetrícia por 4 editorialistas de grandes revistas internacionais. Aprendi a reduzir as incertezas com metodologias consolidadas com Sir Richard Peto, Sir Rory Collins, Sir Iain Chalmers, Sr. Richard Doll e outros mestres e amigos. Então me senti no dever de passar esses conhecimentos a outras pessoas de diferentes lugares e gerações, o que vimos fazendo há mais de 3 décadas, nos mais diferentes cenários e países.
Após cerca de 200 publicações na Web of Science (ISI), 110 orientações de mestrados, doutorados e pós-doutorados e de ter treinado por ensino a distância varias dezenas de milhares de interessados em evidências para aprimorar a eficiência, a efetividade e a segurança nos procedimentos na área da saúde, nos colocamos agora, à disposição de todos, sem seguimentações burocráticas para transmitir os conhecimentos sobre Saúde e Medicina Baseada em Evidências e Direito à Saúde Baseada em Evidências, com uma série de Cursos, já testados com sucessos nos mais diversos tipos de cenários, com leigos, pós-graduandos, pesquisadores, profissionais da saúde, graduandos da saúde em geral e da Medicina e profissionais da saúde pública e privada.
Com certeza você irá gostar, como 95% de nossos alunos declararam e 99,4% deles, os recomendaram aos seus melhores amigos.
Prof. Dr. Álvaro Nagib Atallah